Make your own free website on Tripod.com

6. Ferimento

Ferimento é toda lesão da pele (corte, perfuração), que permite um contato do interior do organismo com o meio externo, propiciando a contaminação. Se não for adequa- damente tratado, pode levar a uma infecção localizada da ferida e mesmo à morte.

Os ferimentos podem ser superficiais ou profundos. Todo ferimento profundo pode levar ao estado de choque, portanto, seu tratamento consiste em prevenir o choque.

6.1. Identificação

Geralmente os ferimentos são visíveis, causam dor, originam sangramento e são vulneráveis à infecção.

6.2. Tratamento

- compressão arterial

- elevação dos membros superiores e/ou inferiores quando ocorrer algum ferimento.

ferime1.jpg

Sempre que possível, a extremidade do membro ferido deverá ficar descoberta, para se observar se a circulação está se processando normalmente (perfusão capilar).

 

Ferimento Profundo no Tórax

Trata-se de lesão que permite que a cavidade torácica fique em contato com o meio externo, possibilitando entrada e saída de ar pelo ferimento, prejudicando a respiração e podendo até paralisá-la. Este tipo de lesão é conhecida como pneumotórax.

Identificação

É possível perceber o ar entrando e saindo do ferimento. O ar provoca ruído e bolhas quando misturado com o sangue da hemorragia.

Tratamento

6.4. Ferimento Profundo Abdominal

Trata-se de lesão que permite que a cavidade abdominal fique em contato com o meio externo. Em virtude deste tipo de ferimento, as vísceras ou parte delas podem ficar expostas.

Identificação

Exposição parcial ou total de órgãos ou vísceras.

Tratamento

ferime3.jpg