Make your own free website on Tripod.com

9. Graves Traumatismos

Não se trata de uma classificação de fratura quanto à forma e, sim, de traumatismos ocorridos em pontos vitais do corpo humano.

Traumatismo é a lesão resultante de violência externa ao organismo.

9.1. Trauma de Crânio

Lesões na cabeça fazem suspeitar de uma condição neurológica de urgência. Podem causar hemorragias externas na cavidade craniana que, se não corrigidas de imediato, podem levar a vítima ao choque e progredirem até a morte.

Identificação

Tratamento

9.2. Trauma de Coluna

Todas as vítimas politrauma-tizadas inconscientes deverão ser consideradas como portadoras de trauma de coluna. Os traumas de coluna mal conduzidos podem produzir lesões graves e irreversíveis de medula, com comprometimento neurológico definitivo. Todo o cuidado deverá ser tomado com estas vítimas para não surgirem lesões adicionais.

Identificação

Tratamento

O tratamento consiste em cuidados na imobilização e no transporte.Tomar todas as precauções na manipulação da vítima para não converter um trauma de coluna em lesão medular. De maneira geral, o tratamento consiste em se evitar que a coluna flexione ou que a cabeça se mova (coluna cervical), a fim de que não se rompa a medula, devendo ser observados os seguintes itens:

 

 

9.3. Trauma de Bacia

A bacia é uma estrutura óssea que serve para a sustentação do corpo e a proteção de órgãos vitais internos, tais como os rins e a bexiga.

Neste tipo de fratura pode existir hemorragia interna.

Identificação

Tratamento

 

 

9.4. Fratura de Costela

A costela fraturada pode produzir lesão interna, comprometendo a respiração.

Identificação

Tratamento